de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

sábado, 15 de setembro de 2012

Receita rápida e fácil para o verão: sangria agrega valor a um vinho simples e acompanha almoços e jantares


Sangria é um tipo de ponche à base de vinho muito comum na península Ibérica. Bebe-se litros na Espanha e talvez ainda mais em Portugal. No Brasil a bebida não é tão popular, mas é uma das melhores receitas para transformar um vinho simples em um drink refrescante e delicioso. Com o calor se aproximando no Hemisfério Sul, é hora de anotar essa receita facílima. Aliás, essa é apenas uma variação: deixe a criatividade solta e aventure-se na hora de preparar.

A base da sangria são frutas, vinho e um refrigerante qualquer sabor limão. Pode-se adicionar até mesmo cachaça, para uma versão mais alcoólica. Também é possível fazer com água tônica no lugar de outro refrigerante. O vinho pode ser trocado por um espumante. Muitas frutas caem bem na receita: limão e laranja são as mais básicas. Mas maçã, abacaxi, uvas, kiwi, morangos e outras frutas vermelhas combinam muito bem. A receitinha que segue pode ser feita tanto com vinho tinto como branco: e não compre nada especial. Mesmo um vinho simples, daqueles de garrafão, não faz feio. Doce ou seco, pode escolher. Basta compensar na hora de adoçar a bebida. Anota ai então os ingredientes.

Sangria: bebida leve e frutada para enfrentar os dias de calor 

Sangria branca (para cinco pessoas)

Ingredientes

1 garrafa de vinho branco seco (700 ml)
700 ml a 1 litro de refrigerante sabor limão (mais refrigerante se quiser o drink mais leve)
1 laranja grande cortada em rodelas
1 limão-taiti ou siciliano em rodelas
1 maçã em fatias grossas
1 chumaço de hortelã (cerca de 30 a 40 folhas)
1 pau de canela
3 colheres rasas de açúcar
Gelo que baste

Preparo

Corte as frutas, coloque em um jarra bem grande, adicione o açúcar e a canela em pau. Mexa com uma colher grande até que as frutas fiquem bem untadas de açúcar e desprendam um pouco do sumo. Não amasse como caipirinha, apenas misture bem. Em seguida, adicione as folhas de hortelã, o vinho e o refrigerante. Misture tudo e prove. Se preferir, coloque mais açúcar, mais vinho ou refrigerante, até obter o ponto de preferência. Deixe na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir para que as frutas desprendam todo o sabor na bebida. Sirva com bastante gelo e, se preferir, com pedaços de frutas usados no preparo e folhas de hortelã. 

3 comentários:

Ana Gaspar disse...

Hummm que maravilha!!!! adorei a dica...
beijos

Anônimo disse...

Olá IVANA ! Sou brasileiro. Parabéns.Como tem dica e informação sobre a Alemanha. Sou entusiasta do país. Vou todo ano.Tenho navegado no seu blog. Tenho intenção de ir a Bremen . Abraço do Nelson

Anônimo disse...

Sangria com essa receita?! Bacana a iniciativa de passar dicas e inclusice isso, receitas de coisas tipicas dos paises, mas isso nao e receita se sangria espanhola tipica nao.

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel