de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

domingo, 11 de março de 2012

Spätzle: Receita típica rápida com sabor de tradição alemã



Não seria exagero afirmar que, depois de porco com batata, o Spätzle é uma das comidas mais populares da Alemanha, especialmente no Sul. É também muito apreciada na Áustria, Suíça e mesmo no Norte da Itália. Essa massa – que fica em um meio termo entre nhoque e macarrão – é saborosa e fácil de preparar.  Pode ser servida com Goulasch (carne de panela ensopada) ou em sua versão mais tradicional: com queijo, simplesmente.  Trata-se de um prato que sempre preparo quando recebo visitinhas do Brasil: tem sabor de Alemanha mas, ao mesmo tempo, não se trata de algo pesado. Também é uma opção saborosa para receber amigos vegetarianos.  

Na verdade, eu fiquei me perguntando como não publiquei um post sobre Spätzle até agora. A foto ai de cima foi minha irmã quem fez: foi uma janta com vários pratos com mini porções de comida alemã que preparei quando ela veio me visitar há poucos dias. Esse aí da foto servi acompanhado de linguiça Cabanossi fritinha: é igualzinha a calabresa que vende no Brasil. Também acompanharam pepinos emconserva e molho de raiz forte (Meerrettich)

Enfim, são várias as formas de preparar esse prato e existem vários assessórios pra isso: mas é possível fazer a receita em casa sem nenhum apetrecho especial: basta uma tábua de cortar carne e uma faca grande (as facas de pão são boas para isso). Um espremedor de batatas também pode ser útil. Mas a receitinha que posto aqui hoje é a mais simples. Então anote tudo ai.

Ingredientes para a massa:

1 ovo por pessoa
Trigo que baste
2 colheres de leite para cada ovo
Sal a gosto

Preparo da massa:

Misture o ovo com o trigo até obter uma consistência um pouco mais dura que uma massa de bolo. Pelo vídeo é possível ver qual. Coloque sal a gosto na massa (ou na água, se preferir). Use o leite para ajustar a textura. Coloque água em uma panela e deixe ferver. Acrescente sal.  Coloque duas ou três colheres bem cheias da massa em uma tábua de cortar carne (quanto mais lisa, melhor). Molhe uma espátula ou uma faca grande (como de pão, por exemplo) na água quente e, com o lado inverso ao corte, vá separando pequenas porções da massa e colocando na água. Deixe cozinhar até que o Spätzle suba à superfície e então, tire da água e reserve em um escorredor. Faça pouco de cada vez e vá sempre tirando da água. Fica mais fácil de trabalhar.

Pra provar que a coisa não é complicada, não sou eu fazendo no vídeo ai não: é minha irmã (Danke por servir de “modelo”, Rafa!!) que tinha acabado de aprender a receita.



Käsespätzle:

O jeito mais tradicional de servir é com queijo: basta misturar queijo (qualquer tipo que não libere água) e pronto. Eu gosto de refogar uma cebola (na manteiga ou no óleo de oliva), um dente de alho cortadinho e acrescentar à mistura. Fica um gostinho especial.

Na internet existem várias outras opções: com a massa mais fina, mais grossa. Não há receita certa ou errada: cada um tem seu jeito de fazer, como o dessa Oma aqui de algum lugar no Sul. A massa que ela prepara é um pouco mais dura, mas o motivo de eu ter publicado o vídeo é outro: fiquei tonta só de olhar a velocidade com que ela trabalha (a partir dos 47 segundos). Quem sabe um dia eu chego lá!


7 comentários:

sou Bárbara disse...

Spätzle sempre foi minha comida favorita, desde que me conheco por gente... na minha casa e nas casa da minha Oma sempre tinha/tem Spätzle!! Porque né, é muuuuuito bom!!!

Bruna disse...

Mein Gott! O que é a Omi profi?? Eu nunca imaginei que Spätzle fosse feito assim! Um dia tentarei, quando criar coragem :P

E para deixar meu pitaquinho culinário, Bruna Maria Braga com Spätzlesalat:

http://brunahagemann.wordpress.com/2011/10/06/bruna-maria-braga-13/

:D

Ana Gaspar disse...

Hum!!! parece delicioso...
que bom que agorra tem a receitinha toda explicativa...
beijoss

Sara Ackermann disse...

Hummmm gosto muito. ..

Unknown disse...

Faça uma porção de repolho roxo refogado e coma junto!

Unknown disse...

Olá! Fizemos o Spätzle e ficou muito bom! Valeu pela receita ;) De molho, preparamos cebolas em rodelas com espinafre salteados no azeite de oliva. E, depois ficamos que nem o tito-avo no sofá: https://www.youtube.com/watch?v=mdBm9sou_0g

Unknown disse...

Estava eu procurando o que seria, o que em minha família "desde que me entendo por gente" nos fora apresentado como "quinepe"... nestes vídeos é o que encontrei mais próximo do que minha mãezinha faz até hoje e que foi passado a ela de minha querida avó. Nosso prato é acompanhado com pedaços de batatas cozidas e molho de cebola refogado com manteiga e alho, acompanhado com frango ao molho. A maneira como minha mãezinha faz é pingando a massa com uma colher na água fervendo, modéstia a parte... uma delícia.

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel