de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

domingo, 14 de março de 2010

Bremen – Onde achar e como economizar no dia-a-dia

Pra quem está vindo morar em Bremen, antes de viajar, não deixe de ler com atenção as Tips and Triks que os brasileiros Pedro e Luiza (queridos vizinhos e colegas de mestrado) prepararam no blog Horny Mule... Aliás, o blog todo é bem legal :D

Pra quem já chegou e precisa começar a vida de estudante do zero, ai vão algumas dicas (que podem ser óbvias para uns, mas serão úteis para outros).

Para a casa:

Móveis, pratos, panelas, talheres por bons preços

IKEA –.Dá pra espiar o site em português (de Portugal) e ver os preços e opções, que muda pouco (ou quase nada) para a Alemanha. Bom também para comprar lençóis, travesseiros e edredons.
Para chegar lá: na Hauptbahnhof, pegue o trem 4 em direção Arsten e desça na estação Hukelride. De lá sai o ônibus 53 cuja parada final é dentro do pátio do IKEA.

Acessórios de cozinha, decoração, mil e uma bugigangas


McGeiz – Tem várias lojas na cidade com seções de 0,55 centavos, 1 euros, 2 euros, 2,50 euros e preços variados. Parece com os tradicionais 1,99 do Brasil, mas um pouco mais diversificado. Encontra-se desde papelaria à formas de bolo, esponjas e rolos de paninhos para a pia por muito pouco.
Para chegar lá: No Domsheide (city Center) peque o trem 2, sentido Gröpelingen e desça na estação Waldau Theater. O trem passa na frente do shopping antes de chegar à estação. Ou saindo da Bahnhof, pegue o trem 10 e desça me mesma estação.

Zimmermann – Loja de departamentos meio bagunçada, mas barata. Desde roupas à comida, estilo Americanas (depois de um furacão). Também fica no Walle Center (ver endereço do Mc Geiz)

1,99 – Esqueci o nome da loja, mas tem uma grande que fica junto com o mercado Real em Sebaldsbrück. Tipo McGeiz tb.
Para chegar lá: na Banhof, pegue o trem 10 e vá até a Banhof Sebaldsbrück. Lá, pegue o ônibus 21 sentido Universität e desça na parada Rennplatz. Se estiver na Uni, é só pegar o 21 sentido Sebaldsbrück. O ônibus 25 também passa por lá.

KIK –
Também tem várias na cidade – e na Alemanha. Além de roupas (ver abaixo), tem várias coisas de casa baratas. No fim da loja, há sempre um cesto de pechinchas por 50 ou 10 centavos até. Tem muita porcaria quebrada, mas às vezes, tem coisas interessantes.
Para chegar lá: Tem uma nos fundos da Hauptbahnhof. Saia em direção ao centro de eventos e, à esquerda, tem um pequeno centro comercial. Fica no fim da galeria. Tem outra junto com o tal do 1,99 mencionado acima.

Pessoal:

Roupas baratas


PRIMARK – É uma rede de lojas inglesa que instalou a primeira loja na Alemanha, felizmente, em Bremen. Fica no shopping Waterfront. Você vai encontrar jaquetas quentinhas a partir de 10 euros e camisetas a partir de 2. O design das roupas é bacana.
Para chegar lá: No Domsheide (city Center) peque o trem 3, sentido Gröpelingen e desça na estação Use Akschen.

KIK – Várias na cidade, como falei. Vende roupas BEMMM baratas. Jaquetas de inverno a partir de 6, 7 euros. Não espere muita qualidade, mas suportam bem o frio daqui. Não há nada mais barato que a Kik.

Outras opções – Não deixe de verificar a H&M, C&A e até a Zara: especialmente no final da estação, tem descontos de até 70%. Lojas de Second Hand são muitas pela cidade e as vezes se acha coisas boas e baratas, mas normalmente ficam mais caras que a Kik e Primark (embora usados, os produtos tem, aparentemente, mais qualidade)

Beleza:

Rossmann – Para comprar sabonete, shampoo, tinta de cabelo, creme hidratante e tudo o mais. Tem um em cada esquina. O que abre por mais tempo (inclusive aos domingos!!!) fica dentro da Hauptbhnhof.

Depilação – fica a dica perdida por aqui. Gilete ou Veet são as saídas. Se quiser refil de cera pra aparelho de depilação ou aquelas folhinhas tipo TNT, peça do Brasil.


Comida:

ALDI e LIDL – São os dois mercados mais baratos. Bons pra comprar as coisas mais “genéricas”.

REWE – Procure a marca Ja. As embalagens são feias, mas o conteúdo tem excelente qualidade. Nunca comprei nada ruim da Ja.

Ásia Market – Tem vários em Bremen e neles é possível encontrar uma série de produtos bem brasileiros, especialmente vindos da Indosésia e Tailândia. Tem farinha de mandioca (kasava mehl), polvilho pra pão de queijo (tapioca mehl), leite condensado (gezukert kondensedmilk), massinha que dá pra fazer pastel, feijão.

Feijão – pra quem não vive sem, duas dicas. Uma é comprar o Kidney Bohne em lata e acrescentar bacon, lingüiça e louro. Fica gostoso. Pra quem prefere fazer da forma tradicional, compre o feijão preto no Ásia Market (é um pouco menor que o brasileiro, mas fica bem gostoso). Já testei várias salsichas e afins e, até agora, a melhor combinação é uma chamada Mettenden e o Bacon bem carnudo e quase sem gordura que vendem em pedaços em qualquer mercado. Como as duas coisas são defumadas, fica aquele saborzinho de feijoada brasileira.

4 comentários:

Juliana Costa disse...

AI Ai ai..
Um dia estarei usando todas essas coisas =)

Unknown disse...

Ola!!!Meu nome eh Luciana e sou de Fortaleza, Ceara, estou morando em Bremen por dois meses e estou fazendo uma parte do meu doutorado na UniBremen. Fiquei muito feliz de ter achado os eu blog, otimas dicas! Nao sabia que tinha Zara aqui! hehehe
Abracao!

SAMUEL disse...

ola...meu nome e samuel, sou de araxa-mg...
estou indo para Bremen so de passagem, ficarei um dia e irei para Amsterdan.
Estou com dificuldades de saber qual onibus devo pegar do aeroporto ao hostel que vou ficar(MULLERS HOSTEL - QUINTSCHLAG,42), e do hostel ate a estação de trem onde irei embarcar. se tiver como me ajudar me mande um email que serei muito grato.
desde ja, muito obrigado
samuelhteixeira@hotmail.com

SAMUEL disse...

ola...meu nome e samuel, sou de araxa-mg...
estou indo para Bremen so de passagem, ficarei um dia e irei para Amsterdan.
Estou com dificuldades de saber qual onibus devo pegar do aeroporto ao hostel que vou ficar(MULLERS HOSTEL - QUINTSCHLAG,42), e do hostel ate a estação de trem onde irei embarcar. se tiver como me ajudar me mande um email que serei muito grato.
desde ja, muito obrigado
samuelhteixeira@hotmail.com

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel